[Regional LPD] - Começou mais uma edição do tradicional campeonato do Alto Paranaíba.

14/07/2019

Por Alexandre Oliveira


Começou a 32ª edição do Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos. Competição realizada no Alto Paranaíba promovida e organizada pela Liga sediada em Patos de Minas,  cidade localizada a pouco mais de 400 km de Belo Horizonte. A competição que está entre uma das que mais recebem investimentos por parte das equipes no Estado de Minas Gerais e possui o brilhantismo das grandes competições, maior até que muitas competições do futebol profissional.

Mas a competição com o passar dos anos está perdendo muito em seu brilho. A falta de apoio de patrocinadores, aliados principalmente a diversas fórmulas de disputas criadas a cada edição, vai esvaziando-se dentro de campo e principalmente nas arquibancadas. A fórmula de disputa desta temporada é em nossa opinião a pior dos últimos anos, onde com apenas oito equipes, foram divididos em duas chaves de 04 equipes, jogando um contra o outro em turno e returno se classificando os 06 melhores que em um mata-mata, 03 se classificam mais 01 eliminado, que volta por índice técnico. Muito provavelmente, o primeiro colocado na Primeira Fase, já estará garantido na Semifinal mesmo se for eliminado na Segunda Fase.

Dos quinze campeões da competição, apenas os dois carmenses Paranaíba Esporte Clube e o Bela Vista Esporte Clube estão na disputa deste ano. Outro fato interessante é que dos últimos dez anos apenas os dois carmenses marcam presenças. 

Outro sinal de decadência da grande competição também está no fato de não ter a presença de nenhuma equipe de Patos Minas, sede da Liga com 125 mil habitantes. Paranaíba de Patos, Mamoré, URT, todos de Patos de Minas. Sparta de São Gotardo, Santa Cruz da Lagoa Formosa, Niterói de Carmo do Paranaíba (atual tricampeão), Coromandel e ainda representantes de João Pinheiro e Monte Carmelo, são ausências muito sentidas no Campeonato Regional. 

Mas com 08 equipes, podendo-se inscrever até o8 atletas de fora do município, sendo até 03 profissionais, vamos a competição:

Em Arapuá no Antônio Albino de Moura o Ouro Verde estreou diante do Novo Andorinhas de Presidente Olegário. Vinicius marcou os dois gols do Ouro Verde, enquanto Guilherme Pitbull marcou o gol do Novo Andorinhas,  OURO VERDE 2 X 1 NOVO ANDORINHAS.

Em Cruzeiro da Fortaleza, no estádio Danilo José do Santos, o Brejo Bonito, estreante na competição recebeu o Bela Vista de Carmo do Paranaíba, campeão de 2009. O time da casa saiu na frente, mais o Bela Vista virou o placar e começou a competição na liderança. Ricardo Biquinha, Túlio Renan(2) e Joílson marcaram os gols do Pica-Pau carmense. BREJO BONITO 3 X 4 BELA VISTA.

Em Araxá, no estádio Décio Campolina, o Dínamo recebeu o Guimarânia, campeão da Copa AMAPAR 2019. A equipe visitante foi com apenas 13 atletas em sua delegação e mesmo assim teve chances de sair com um placar vitorioso. Pelezinho abriu o placar para o Dínamo no final da primeira etapa e Denner aproveitou rebote do goleiro para empatar a partida no começo da segunda etapa. O Guimarânia ainda reclama de um pênalti não marcado pelo árbitro da partida. DÍNAMO 1 X 1 GUIMARÂNIA.

Fechando a rodada em Carmo do Paranaíba, no estádio João Luiz de Carvalho, o Paranaíba, maior ganhador de títulos da competição (06) está atrás de mais um título que não vence desde 2011. Em um jogo que marcou o retorno do seu diretor de futebol Cássio Alves e do veterano centroavante Fabiano Chapisco, (97 gols pelo clube), o Galinho Carmense acabou sendo derrotado pela forte equipe do Tirense, um dos fortes candidatos ao título da temporada. João Paulo Queijinho marcou o gol da vitória do Tirense ainda na primeira etapa. PARANAÍBA 0 X 1 TIRENSE.

Próxima rodada

Novo Andorinhas  X  Paranaíba

Bela Vista  X  Ouro Verde

Guimarânia  X  Brejo Bonito

Tirense  X  Dínamo.

© 2018 Exsports - Explosão do Rádio | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora